sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dylan Thomas

Dylan Marlais Thomas (Swansea, 27 de outubro de 1914 – Nova Iorque, 9 de novembro de 1953) foi um poeta galês.

Seu pai era professor da escola primária local e costumava lhe recitar Shakespeare antes que ele pudesse ler. Apesar de tanto seu pai e sua mãe falarem galês, tanto Dylan como sua irmã nunca aprenderam a língua e Dylan escreveu exclusivamente em inglês.

Fascinado pela língua, ele se destacou em inglês e literatura, porém negligenciava as outras matérais, largando a escola com dezessete anos para se tornar reporter junior no Daily Post.
Em dezembro de 1932, ele deixou o trabalho e decidiu concentrar-se na sua poesia em tempo integral. Foi durante esse tempo, que Thomas escreveu mais de metade dos seus poemas.

Em 1934, quando Thomas tinha vinte anos, mudou-se para Londres, ganhou o prêmio Poet's Corner livro, e publicou seu primeiro livro, 18 Poemas, com grande sucesso. O livro era uma coleção de cadernos de poesia que Thomas tinha escrito anos antes, assim como muitos de seus livros mais populares. Durante este período de sucesso, Thomas começou também o hábito de abuso de álcool.

Ao contrário de seus contemporâneos, Thomas Stearns Eliot e W.H. Auden, Thomas não estava preocupado com a exibição de temas de questões sociais e intelectuais, e sua escrita, com o seu lirismo intenso e altamente carregada emoção, tem mais em comum com a tradição romântica. Seus poemas denonstravam influências célticas, bíblicas e do surrealismo inglês.

Aos 35 anos, em 1950, o poeta visitou os Estados Unidos pela primeira vez. Teatral, romântico e dado a porres homéricos, ele se tornou uma figura lendária nos EUA e isso ajudou sua divulgação para o mundo. Thomas tornou-se um ídolo para a geração dos poetas da chamada Geração Beat.

Ele arrebatava platéias com sua voz grave ao ler seus versos em teatros e universidades. Sua influência se espraiou até a música pop. Sabe-se que o jovem cantor e compositor americano Robert Allen Zimmerman adotou o nome Bob Dylan em homenagem ao bardo galês.

Dylan Thomas morreu de alcoolismo, aos 39 anos. Consta que, no dia de sua morte, já com sérios problemas de saúde, ele teria ingerido 18 doses de uísque.

Obras
Poemas
18 Poems, 1934
25 Poems, 1936
Twenty-Six Poems (1950)
In Country Sleep (1952
The Map of Love, 1939
Deaths and Entrances, 1946
In Country Sleep, 1952

Prosa
Collected Letters
Collected Stories
Portrait of the Artist as a Young Dog (1940 Dent)
Quite Early One Morning (posthumous)
Adventures In The Skin Trade And Other Stories (1955, posthumous)
Selected Writings of Dylan Thomas (1946) [OOP]
A Prospect of the Sea (1955) [OOP]
A Child's Christmas in Wales (1955)
Letters to Vernon Watkins (1957)
Rebecca's Daughters (1965)
After the Fair
The Tree
The Dress
The Visitor
The Vest

Drama
Under Milk Wood
The Doctor and the Devils and Other Scripts (1953)

Citações
A bola que lancei quando brincava no parque ainda não tocou o chão.

Um alcoólatra é alguém de quem você não gosta e que bebe tanto quanto você.

Tem alguém me chateando. Acho que sou eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário