quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Björk

Björk Guðmundsdóttir (Reykjavík, 21 de novembro de 1965), conhecida simplesmente por Björk é uma influente cantora e compositora islandesa, vencedora do prêmio Nobel Da Música (Polar Music Prize), sendo também atriz, instrumentista e produtora musical. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. Seu estilo musical eclético alcançou o reconhecimento popular, e este inclui rock, jazz, música eletrônica, clássica e folclórica. Sua voz também tem sido aclamada por suas qualidades distintivas.

Seus singles da década de 1990, "It's Oh So Quiet", "Army of Me" e "Hyperballad" foram estabelecidos no Top 10 britânico. Sua gravadora, One Little Indian, relatou em 2003 que ela tinha vendido mais de 15 milhões de álbuns em todo o mundo. O seu trabalho tem sido aclamado pela crítica.

Ganhou quatro prêmios BRIT Awards, quatro MTV Video Music Awards, um MOJO Awards, três UK Music Video Awards e, em particular, ela recebeu, em 2010, o Polar Music Prize da Royal Swedish Academy of Music, em reconhecimento por sua "música profundamente pessoal e letras de músicas, seus arranjos precisos e sua voz única".

Além disso, Björk foi indicada para 13 prêmios Grammy, um Oscar e dois Globos de Ouro. Por sua atuação em Dançando no Escuro, Björk ganhou o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2000. Ela foi classificada na trigésima sexta no VH1's "As 100 Maiores Mulheres do Rock and Roll" e oitava posição na MTV "22 Melhores Vozes na Música"

Biografia
Björk nasceu e foi criada em Reykjavik, na Islândia. Seu pai, Guðmundur Gunnarsson, era um líder sindical e eletricista. Hildur Runa Hauksdóttir era sua mãe. Seus pais foram ativistas num protesto contra a construção de uma hidrelétrica no país.

Sua carreira musical começou quando ela tinha onze anos, com seu estudo de clássicos de piano na escola primária. Uma de suas gravações foi transmitida pela rádio nacional, depois de ouvi-la, um representante da gravadora Fálkinn contactou a família para oferecer um contrato de gravação.

Primeiros sucessos (1977–1986)
Aos doze anos de idade, Björk gravou o seu primeiro disco, com a ajuda de seu padrasto. Seu primeiro álbum solo, Björk, foi lançado em 1977 apenas na Islândia, mas já lhe rendeu um disco de platina.

Bandas
Ao passar dos anos, o contacto de Björk com o mundo punk aumentava, e logo Björk forma uma banda feminina chamada Spit and Snot (trad.: "cuspo e ranho"). Responsável pela percussão da banda, toma a liderança do grupo. Com o passar do tempo, Björk vê que os seus instintos de punk já não a inspiram muito e entra numa banda pós-punk chamada Exodus. A banda Exodus não mais dura do que o tempo de uma única aparição na TV acabando logo de seguida. Mesmo assim a insatisfação e curiosidade musical de Björk continuam vivas e Jam-80 seria o seu próximo grupo na sua fase experimental. E apesar de este grupo só lhe render simplesmente uma única digressão, permite-lhe adquirir mais experiência e amadurecimento musical.

Tappi Tíkarrass é a próxima banda em que Björk começa a actuar e lhe proporcionaria dois discos gravados. Nesta época a cantora começou a ter um pouco mais de visibilidade nos meios de comunicação. Após a sua estadia com Tappi Tíkarrass, praticamente no meio da década de 1980, uma série de oportunidades para Björk se seguiriam.

Em 85, com o descoberta da gravidez de seu primeiro filho, ela não abandona os seus três anos de estrada com a banda KUKL, mas também consequentemente grava dois álbuns. Logo após a decisão de todos os integrantes do grupo se separarem, a cantora faz um breve participação com os The Elgar Sisters, que lhe rendeu duas gravações que futuramente lhe seriam de grande utilidade.

Vida Pessoal
O pai de Björk, Guðmundur Gunnarsson, é um conhecido líder sindical na Islândia e foi nacionalmente conhecido antes da sua filha se tornar famosa. Sua mãe, Hildur Runa Hauksdóttir, também tem sido politicamente ativa .

Björk e seu parceiro, o artista Matthew Barney, têm uma filha, Isadora Bjarkardóttir Barney, nascida em 3 de Outubro de 2002. Björk também tem um filho, Sindri Eldon Þórsson (Thorsson), nascido em 8 de Junho de 1986, com Þór (Thor) Eldon, que era seu companheiro na banda Sugarcubes. Sindri é um jornalista e toca baixo para várias bandas .

Björk tem-se queixado de ser caçada pelos repórteres fuxiqueiros. Em 1996, dois incidentes envolvendo-lhes trouxeram atenção da mídia. O primeiro foi depois de um longo voo para a Tailândia, uma esgotada Björk surgiu a partir de sua aeronave, no aeroporto Don Muang, com ela seu filho de 9 anos, quando encontraram um grupo de jornalistas e cinegrafistas esperando para saudá-la. Quando uma repórter lhe cumprimentou com as palavras, "Bem-vinda a Bancoque," e depois riu, Björk atacou o repórter e deu vários golpes antes que ela fosse puxada para fora. Björk ainda tentou voltar atrás e continuar a atacar a mulher, mas foi colocada num ônibus. Sua gravadora alegava que a repórter a seguia por quatro dias. Björk mais tarde pediu desculpas pelo ataque .

Mais tarde naquele ano, o fã Ricardo López enviou uma carta-bomba para a casa de Björk, em Londres e depois se matou, mas o pacote foi interceptado pela Scotland Yard antes de chegar à casa da cantora. López filmou o processo de produção da carta-bomba com a qual pretendia matá-la. As quase 18 horas de vídeo descrevem a obsessão de López por Björk, a construção do dispositivo, seus pensamentos sobre o amor e outros temas, incluindo as observações raciais contra o namorado da cantora. O vídeo continua após a expedição da bomba para a casa de Björk e termina dramaticamente com López pintando a cara, cortando totalmente seus cabelos, e cometendo suicídio por tiro na frente da câmara. Extratos de videotapes da fita vazaram para a Internet em Janeiro de 2008. Björk mostrou-se relutante em comentar sobre qualquer um desses incidentes e mais tarde disse ao The Guardian: "Só tenho um pouco mais.".

Em 13 de Janeiro de 2008, Björk fez manchetes quando ela atacou um fotógrafo que tinha fotografado sua chegada ao Aeroporto Internacional de Auckland, na Nova Zelândia para o seu desempenho no festival Big Day Out. Björk rasgou a camisa do fotógrafo nas costas, e no ato ela caiu no chão. Não houve acusações arquivadas pelo fotógrafo, ou o seu chefe do The New Zealand Herald, e a polícia de Auckland não fez uma investigação mais aprofundada .

Ações Políticas
Enquanto Björk tem sido hesitante em aparecer como uma figura política e tenha negado ser uma política em seu site, ela apóia fortemente numerosos grupos separatistas e de libertação nacional, em todo o globo, incluindo o apoio à independência do Kosovo. Ela também se recusou a fazer shows em Israel como parte de um boicote cultural em solidariedade com o povo palestiniano .
Ela dedicou sua canção "Declare Independence" à Gronelândia e das Ilhas Faroé, o que causou uma pequena controvérsia na Ilhas Faroé. Quando Björk dedicou duas vezes "Declare Independence" para o povo do Kosovo durante um show no Japão, um desempenho dela foi cancelada pelo Sérvia 's Exit Festival, presumivelmente devido a preocupações quanto à segurança .

Em 2008 Björk detona uma controvérsia internacional depois de ter dedicado "Declare Independence" para o Tibete, durante um concerto em Xangai, a gritar "Tibete! Tibete!" durante a canção. O Ministério da Cultura da China, aprovou para executar um ataque sobre músicos estrangeiros e, portanto, em Maio de 2008, o concerto foi cancelado em Midi, próxima cidade à Björk se apresentar .

Discografia
Álbuns de estúdio
Björk (1977)
Glin-Gló (1990)
Debut (1993)
Post (1995)
Homogenic (1997)
Vespertine (2001)
Medúlla (2004)
Volta (2007)
Biophilia (2011)

Onde baixar os discos

Fonte: Wikipidea e Alguns Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário