quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

The White Stripes

The White Stripes foi uma dupla de rock norte-americana, formada no ano de 1997 em Detroit, Michigan, composta por Jack White (compositor, vocalista, guitarrista, pianista) e Meg White (bateria, percussão e vocal de apoio). Eles são conhecidos pelo seu som lo-fi e simplicidade nas composições e arranjos, notoriamente inspirados pelo punk e pelo blues rock, pelo folk rock e pela música country. Dia 14 de julho de 2007 marcou o aniversário de dez anos da dupla, "comemorado" com um show no Teatro Savoy, no Canadá, cujos ingressos se esgotaram em vinte minutos. A banda ficou conhecida mundialmente depois dos sucessos de "Fell in Love with a Girl", "The Hardest Button To Button", "Seven Nation Army" e "Icky Thump"e tem 32 milhões de discos vendidos no mundo. O término da banda foi anunciado no site oficial em 2 de fevereiro de 2011.

Cores da banda
Vermelho, branco e preto, são as cores da banda, e de acordo com Jack, a mais poderosa combinação de cor de todos os tempos, da Coca-Cola até uma bandeira nazista. Em algumas entrevistas, o grupo afirmou que as cores vermelha e branca referem-se a peppermint candy, um símbolo da inocência infantil. Jack também mencionou que as cores são utilizadas em brinquedos para bebês, porque eles são facilmente visíveis para bebês. Nas letras da banda, frequentemente as cores são mencionadas, como em "Black Math", "Red Rain", e "White Moon". Na letra de "Icky Thump" as cores da banda também aparecem: "redhead señorita", "preto rum" e "um olho branco". Além do vermelho, branco e preto que a banda usa em seus figurinos, Jack também disse que os chapéus são "muito importantes" independente do estilo.

O número três
Jack tem enfatizado a importância que o número três tem para a banda, citando-o como inspiração não só para os seus uniformes tricolor, mas a sua abordagem descendente para comparar o que ele considera os três elementos da canção: narrativas, melodia e ritmo. O número três também aparece com freqüência em White Stripes álbum artwork, e nos textos escritos por Jack, como liner notas ou mensagens escritas no website da banda, são frequentemente assinados com "Jack White III", ou simplesmente "III".

Também existem apenas três sons - bateria, guitarra e vocais - na maioria das suas canções; vezes teclado ou piano é substituída pela guitarra. Jack também só usa três guitarras eléctricas para os concertos ao vivo da banda: a vintage 1960's-Airline, um 1950's Kay Hollowbody e um Crestwood Astrall II. Também é notável a admiração de Jack pela do filme , que é igualmente o nome da sua empresa produção. Jack escolheu "Three Quid", como seu apelido durante a banda na 2005 UK tour.

O Fim
No dia 2 de Fevereiro de 2011, foi publicado no site da banda que o White Stripes encerrou suas atividades oficialmente, "...por uma miríade de razões, mas principalmente para preservar o que é belo e especial na banda e que ele continue assim."

A notícia foi recebida com muita tristeza a todos fãs que esperavam um novo CD da dupla, muitos ficaram decepcionados com Jack White, alegando que mais estava interessados a fazer mais projetos para ter mais fama sobre seu nome do que realmente fazer rock'n'roll, pois seus últimos trabalhos soavam estranho aos fãs mais fervorosos dos White Stripes

Pós-término
Dois dias após a dupla decretar seu fim a venda de sua obra explodiu geometricamente em todo mundo, fazendo que em três dias as vendas da banda chegassem a aumentar em 2700% e seu nome ser o segundo mais procurado do maior site on-line de vendas na internet, o "Amazon". Dois dias depois desta explosão, Jack White anuncia sua quarta banda, intitulada de "Rome", um projeto com Norah Jones e outros dois renomados compositores italianos.

Discografia Completa
1999 - The White Stripes
2000 - De Stijl
2001 - White Blood Cells
2003 - Elephant
2005 - Get Behind Me Satan
2005 - Walking with a Ghost
2007 - Icky Thump
2010 - Under Great White Northern Lights
2011 - The White Stripes - Live In Mississippi

Onde baixar os discos

Fonte: Wikipidea e Alguns Sons

2 comentários:

  1. Achei uma pena tbm o término, mas é assim mesmo, tudo que começa tem um fim, oras! E quanta superstição hein?!rsrs Tbm tenho umas coisas com o número 7 e com cores, mas não tanto. Enfim, to adorando teu blog!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por participar Marcelle, foi uma pena mesmo a banda ter acabado. Espero que outras grandes bandas continuem aparecendo no cenário musical. Abraço

    ResponderExcluir