quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Amy Winehouse

Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora britânica conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo R&B , soul e jazz. Ingressou na carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single, Stronger Than Me. A canção alcançou a 71ª posição na UK Singles Chart. O single foi produzido para promover seu primeiro álbum de estúdio, Frank, lançado em 20 de outubro de 2003.

Seu segundo single, Take the Box, foi lançado em 12 de janeiro de 2004 e alcançou boas posições nas tabelas musicais, assim como In My Bed, terceiro single da cantora. Meses depois, lançou seu quarto single, intitulado You Sent Me Flying, ficando em 60º lugar na UK Singles Chart.Para assim terminar seus trabalhos com o álbum Frank, Winehouse lançou mais dois singles: Pumps e Help Yourself. Ambos debutaram a 65ª posição na UK Singles Chart.

Após idas e vindas na carreira, Amy lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Back to Black. O álbum foi lançado em 6 de outubro de 2006, ficando em 2º lugar na Billboard 200 e em 1º na UK Albums Chart. Ainda em países como Brasil e França, o álbum foi concedido pela ABPD e SNEP com certificação de diamante, respectivamente, com mais de 1.000.000 milhão de cópias vendidas nos dois países juntos, além de várias outras certificações como: ouro e platina.

Além de ser a mais conhecida da cantora, a canção ficou em 9º lugar na Billboard Hot 100 e em 1º na Los 40 da Espanha. Também ganhou certificação de platina por mais de 120.000 mil cópias vendidas. Após o estrondoso sucesso de Rehab, Winehouse voltou com mais um hit, lançando como single You Know I'm No Good, alcançando a 87ª na Hot 100. Após lançar diversos singles para o álbum como: Back to Black e Tears Dry on Their Own, Amy se casou com Blake Fielder em Miami, na Flórida, no ano de 2007, quando lançou seu primeiro DVD, gravado durante um show em Londres, I Told You I Was Trouble: Live in London.

No ano seguinte, em 2008, Amy enfrentou sérios problemas com a saúde e a polícia. Foi vista em um vídeo, no site do jornal britânico The Sun, usando crack, em janeiro de 2008, e três dias depois foi internada numa clínica onde ficou vigiada vinte e quatro horas por dia. Também em 2008, foi presa duas vezes por agressão e dirigir bêbada. Em 2009, se separou de Blake, iniciando um romance com o diretor Reg Traviss. E, em 2010, Winehouse voltou ao tratamento e se afastou temporariamente da música. Aproximadamente onze meses depois, em 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres, Inglaterra.

Infância e adolescência
Amy Winehouse nasceu em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, numa família judia de quatro pessoas e de tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tinha ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse. Ela cresceu em Southgate, onde fez os estudos na Ashmole School.

Vida adulta
No dia 18 de maio de 2007, Amy casou-se com Blake Fielder em Miami. Seu ex-marido agora cumpre prisão temporária desde dezembro de 2010 pela acusação de ter ferido gravemente James King, de 36 anos, proprietário de um pub, e de ter tentado obstruir a justiça também ainda em 2007. Blake admitiu sua culpa em audiências preliminares ao processo e, assim, evitou que o processo fosse agravado. Sua sentença poderia chegar a dez anos. Amy assistiu duas vezes a audiências no tribunal londrino de Snaresbrook.

Em 16 de julho de 2009, Amy e Blake se divorciariam por causa de acusações mútuas de infidelidade e nessa época foram tornadas públicas as brigas com agressões que eles tiveram. Boatos do reatamento de Amy com Blake foram desmentidos e ela já estava namorando Reg Traviss, um diretor de cinema. Segundo amigos e parentes da cantora, Traviss era uma ótima influência para Amy e não tinha envolvimento com drogas nem álcool.

Amy Winehouse foi presa duas vezes no ano de 2008, devido à posse de drogas, e confessou ter batido em um homem com as mãos. Ela passou uma noite numa cela sem ter recebido acusação formal. O pai da cantora, Mitch Winehouse, lançou-se como cantor com o álbum Rush Of Love, que traz clássicos do jazz de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e ainda mais quatro músicas compostas por Mitch.

Morte
Por volta das 03:54 horas locais (horário de verão britânico , UTC+1 ) em 23 de julho de 2011, duas ambulâncias foram chamadas para a casa de Winehouse em Camden, Londres, decorrente de uma ligação à polícia britânica para atender uma mulher desacordada. Pouco tempo depois, as autoridades metropolitanas haviam confirmado a morte da cantora. Posteriormente, foi aberta uma investigação à fim de determinar a causa da morte de Amy, porém, os primeiros resultados não foram conclusivos[55], e uma análise toxicológica foi necessária. Apenas em 26 de Outubro do mesmo ano, os relatórios finais puderam indicar que a causa da morte decorreu de um consumo abusivo de álcool após um período de abstinência, que mantivera até o dia 22 do mesmo mês. Suzanne Greenaway, médica legista disse: "Ela consumiu uma quantidade muito grande de álcool, a concentração de era tanta que foi 4,16 g/L de álcool no sangue, e esse alto consumo de álcool resultou em sua morte rápida e inesperada".

No dia da morte, a gravadora Universal emitiu um comunicado expressando seu pesar pela "perda inesperada de uma talentosa cantora e compositora".[59] Além disso, artistas como U2, Lady Gaga, Nicki Minaj, Rihanna, George Michael, Adele, Kelly Clarkson e Courtney Love fizeram tributos a Amy Winehouse.

A cerimônia fúnebre ocorreu no dia 26 de julho de 2011, terça-feira, no Cemitério Edgwarebury, Londres. A família e os amigos mais íntimos do cantor, além de algumas celebridades, como Mark Ronson, Kelly Osbourne e Bryan Adams. O a cerimônia seguiu os preceitos da religião judaica. O corpo de Amy foi cremado, e suas cinzas foram misturadas com a de sua avó, Cynthia.[64] Com a conclusão do funeral, os pais de Amy Winehouse declararam sua intenção em criar uma fundação para ajudar jovens viciados em drogas. Além disso, sua morte trouxe de volta seus materiais discográfico nos rankings ao redor do mundo.

Álbuns de estúdio
Frank (2003)
Back to Black (2006)

Álbuns de compilação
Frank / Back to Black (2008)
Lioness: Hidden Treasures (2011)

EP's
Sessions@AOL (2004)
iTunes Festival: London 2007 (2007)

Coletâneas
The Other Side of Amy Winehouse (2008)

Onde baixar os discos

Fonte: Wikipidea e Alguns Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário