quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Los Hermanos

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997, que mistura rock com elementos da música brasileira como o samba e a MPB, além de ter flertado com o ska e o Hardcore, o último principalmente em seu álbum de estreia. O som do grupo foi largamente influenciado pelas bandas do underground carioca dos anos 90, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim e pelo som da banda americana Weezer, Mr. Bungle e Squirrel Nut Zippers.

Na apresentação da banda no VMB do ano de 2003, quem os apresentou foi o cantor e compositor Caetano Veloso. Porém, ao anunciar a banda, Veloso colocou uma barba ruiva postiça, tal como todos os membros das primeiras filas da premiação. Ato classificado como "mico", pelo tecladista Bruno Medina.

Após uma apresentação no programa Domingão do Faustão, na qual a banda tocou a música Anna Julia, uma vez que o apresentador Fausto Silva insistia em dizer que a banda "nunca mais tocara" a canção, a banda recebeu um email de uma fã, questionando e criticando o apresentador. Crítica que foi rebatida pelo tecladista Bruno Medina, no próprio site da banda.

O vocalista Marcelo Camelo foi agredido, em julho de 2004, pelo vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr. A agressão ocorreu na sala de desembarque do aeroporto de Fortaleza e o agressor, chegou a ser detido pela Polícia Federal. Chorão, mesmo enviando uma nota pedindo desculpas pelo acontecimento, foi processado por Camelo e teve que indenizar o cantor da banda carioca por danos morais e ressarcimentos de compromissos cancelados. A agressão ocorreu por causa de declarações de Marcelo Camelo e de Rodrigo Amarante, à revista OI, sobre a então recente campanha publicitária da marca de refrigerantes Coca-cola. Na ocasião, a banda paulista era a contratada e, no vídeo, questionava um rapaz que não estava de acordo com os itens oferecidos no comercial

O início e a repercussão
Os até então estudantes da PUC-RJ, Marcelo Camelo(jornalismo) e Rodrigo Barba(psicologia), iniciaram a formação de uma banda com características voltadas para o peso do hardcore e com a leveza de letras que abordavam a temática do amor [8]. Além disso, a banda contava com um saxofonista e, posteriormente, o tecladista Bruno Medina, estudande de publicidade na mesma faculdade, seria incorporado à formação do grupo, acrescentando um diferencial em um banda dita como do gênero citado.

Com a entrada dos músicos Rodrigo Amarante (vocais, guitarra e percussão) e Patrick Laplan (baixo) e com a saída de três músicos de sua formação (o trompetista Márcio e os saxofonistas Carlos e Victor), a banda gravou, em 1997 seus primeiros materiais: as demos "Chora" e "Amor e Folia".

As demos repercutiram na cena underground do Rio de Janeiro e, posteriormente, os Los Hermanos foram chamados para tocar no "Superdemos", grande festival de música independente carioca e no festival Abril Pro Rock, de Recife, considerado um dos festivais que mais revelam artistas nacionais.

Discografia
Estúdio
1999 - Los Hermanos
2001 - Bloco do Eu Sozinho
2003 - Ventura
2005 - 4

Ao vivo
2004 - Ao vivo no Cine Íris
2007 - Los Hermanos na Fundição Progresso

Coletâneas
2006 - Perfil

Não-oficiais
2001 - Bloco do Eu Sozinho, Ensaios - Pré-produção do CD homônimo
2003 - Bonança - Pré-produção do disco Ventura

Demos
01/1998 - "Amor e Folia" (contém "Descoberta", "Azedume", "Eu Te Dei", "Vai Embora" e "Barbara")
10/1998 - "Chora" (contém "Deus e o Diabo", "Tão Sozinho", "Pierrot", "Primavera" e "Quem Sabe")

Onde baixar os discos

Fonte: Wikipidea e Alguns Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário