segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chuck Palahniuk

Chuck Palahniuk (nascido em Pasco, Washington a 21 de Fevereiro 1961) é um escritor americano residente em Portland, Oregon. O seu trabalho mais popular é Fight Club (Clube de Combate em Portugal e Clube da Luta no Brasil), que foi posteriormente adaptado para cinema.

Características
Os personagens na obra de Palahniuk são indivíduos que, de uma ou outra forma, foram marginalizados pela sociedade, frequentemente reagindo com agressividade auto-destrutiva. A narrativa nos livros de Palahniuk começam, não raramente, no seu fim cronológico, com o protagonista a recontar os eventos que conduziram ao ponto que forma o princípio do livro. Por bastantes vezes há um ponto de viragem da história, na forma de uma revelação inesperada perto do fim. O estilo de Palahniuk é caracterizado pelo uso e repetição de frases curtas plenas de humor cínico ou irónico. O autor gosta de descrever o seu estilo como Ficção transgressional.

Os direitos cinematográficos de Survivor (Sobrevivente) foram vendidos, mas nenhum estúdio se empenhou na adaptação do romance. Isto deve-se ao facto de o protagonista de Survivor se suicidar ao despencar de um avião contra o solo do deserto australiano. Depois dos ataques no Pentágono e no World Trade Center a 11 de Setembro os estúdios de cinema consideraram o romance demasiado controverso.

A edição de Março de 2004 da revista Playboy publicou um conto de Chuck Palahniuk intitulado Guts (que integra o seu último livro, Haunted). Quando da sua digressão em 2003 para promover o romance Diary, o autor leu o conto para as audiências. Alegadamente mais de 35 pessoas desmaiaram ao ouvir a leitura, embora os eventos sejam factuais, a veracidade das reacções é bastante discutida.

Em 2003, foi realizado por membros do site oficial do autor um documentário em filme sobre a sua vida, chamado Postcards from the Future: The Chuck Palahniuk Documentary . O site oficial, "The Cult" (O Culto) como se auto-intitulada, iniciou uma oficina de escrita onde o próprio Chuck Palahniuk ensina os seus truques. Todos os meses o autor escreve um ensaio sobre um dos truques (ensaios estes que serão compilados num livro sobre escrita minimalista). É um autor muito dedicado aos seus fãs como pode ser observado no site oficial.

Em seu livro de não-ficção de 2004, Mais Estranho Que a Ficção (Stranger Than Fiction: True Stories), Chuck Palahniuk descreve todos os seus personagens como "pessoas solitárias que buscam alguma forma de se conectar aos demais" (sic).

Obras

Ficção
Insomnia: If You Lived Here, You'd Be Home Already (não publicado)
Clube da Luta / (Fight Club, 1996)
Sobrevivente / (Survivor, 1999)
Monstros Invisíveis / (Invisible Monsters, 1999)
No Sufoco / (Choke, 2001)
Cantiga de Ninar / (Lullaby, 2002)
Diário / (Diary, 2003)
Assombro / (Haunted, 2005)
Rant (não traduzido, 2007)
Snuff (Snuff, 2008)
Pygmy (não traduzido, 2009)
Tell All (não traduzido, 2010)

Não-Ficção
Fugitives and Refugees: A Walk in Portland, Oregon (não traduzido, 2003)
Mais Estranho Que a Ficção (Stranger Than Fiction: True Stories, 2004)

Citações
Você sempre terá uma desculpa para não viver a sua vida.

É exatamente isso que humanos fazem: Transformam objetos em pessoas e pessoas em objetos.

O libertador que destruir minha propriedade estará salvando meu espírito.

" Nada em mim é original , eu sou o esforço combinado de todos que já conheci"

Nós podemos passar nossa vida deixando o mundo nos dizem quem somos. Sãos ou insanos. Santos ou viciados em sexo. Heróis ou vítimas. Podemos deixar a história contar quão bons ou ruins nós somos. Deixar nosso passado decidir o nosso futuro. Ou podemos decidir por nós mesmos. E talvez seja esse o nosso trabalho, inventar algo melhor.

E o segredo é que isso machuca cada vez menos, até o ponto em que você não sente mais nada.

Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá.

"Essa é sua vida e está acabando a cada minuto"

"Só quando perdemos tudo é que estamos livres para fazermos qualquer coisa"

Fonte: Wikipidea

5 comentários:

  1. Acho ele um dos escritores mais honestos e geniais da atualidade. É um dos meus favoritos, de longe.

    ResponderExcluir
  2. Estou acabando "Sobrevivente".
    Sensacional. O Chuck tem uma escrita muito inteligente, ágil, rica, enxuta, jamais maçante. Aprendo muito com seu estilo narrativo. É uma aula de precisão, de observação crítica e sarcástica, sempre mesclada com humor (negro), curiosidades de todos os tipos e personagens incríveis.
    Um autor foda.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim sobrevivente é melhor que Clube da Luta.

    ResponderExcluir
  4. ele é realmente muito bom concordo com ele quanto as frases , poque os outros devem decidir o que é certo ou errado, e a midia cada vez mais influencia a sociedade.

    ResponderExcluir