quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LCD Soundsystem

LCD Soundsystem foi uma proeminente banda de dance-punk nova-iorquina. Foi liderada pelo cantor, compositor e produtor americano James Murphy, co-fundador do selo de gravação DFA Records. O grupo lançou três álbuns criticamente aclamados.

No dia 5 de Fevereiro de 2011, um anúncio foi postado no website da banda que anunciava o fim do grupo e a data de um concerto de despedida, que ocorreu no dia 2 de Abril de 2011, no Madison Square Garden. A última apresentação televisionada foi ao ar no dia 14 de Fevereiro de 2011 no programa The Colbert Report.

História
A banda ganhou a atenção com seu primeiro single, "Losing My Edge". Mais tarde, Murphy lançou um álbum duplo auto-intitulado em fevereiro de 2005, tendo sido muito bem acolhido pela crítica especializada. O disco abre com a música "Daft Punk Is Playing at My House" e torna-se hit no mundo inteiro, estabelecendo a banda como uma das principais novidades da música na altura.
Ainda no mesmo ano, a banda recebe duas nomeações para o Grammy, uma como melhor música electrónica e dance music.

A banda é eleita por várias revistas, como a maior revelação do ano. Em 2004 apresenta-se em São Paulo pela primeira vez no Brasil como atração da edição brasileira do festival espanhol Sonar.
Em 2006, Introns, ama compilação de B-sides contém uma versão de "Slowdive" de Siouxsie and the Banshees. Também em 2006, a banda apresenta-se no festival de música electrónica Skol Beats da cidade de São Paulo, dividindo o palco com artistas como Prodigy, DJ Marky e Armin van Buuren. No mesmo ano, lançam uma faixa chamada "45:33", como parte de uma promoção da Nike, para download exclusivo no iTunes.

Em março de 2007, a banda lança um novo álbum chamado "Sound of Silver". O álbum, sucesso de vendas e críticas, recebeu uma indicação ao Grammy, pelo melhor disco de música eletrônica/dance. No fim de 2007, foi eleito o melhor álbum do ano por várias publicações musicais (Uncut, The Guardian, NME, entre outras). A revista norte-americana Time nomeou a canção All My Friends como uma das melhores do ano.

Em novembro de 2007, o grupo se apresenta no Brasil pela terceira vez. O show aconteceu em São Paulo, na casa Via Funchal, com a abertura do músico sueco The Field.
No fim da turnê de Sound of Silver, o grupo lança a faixa inédita Big Ideas para a trilha sonora do filme 21.

Após anos de produção, o LCD Soundsystem lança o seu álbum inédito This Is Happening. O disco, bem elogiado pela mídia, vazou antes do seu tempo, o que gerou frustração de James Murphy. A primeira canção de trabalho do disco, Drunk Girls, teve o clipe dirigido pelo conceituado Spike Jonze.

No momento, o grupo segue em turnê por vários festivais de 2010, de Coachella à Lollapalooza.
No começo de fevereiro de 2011 o vocalista da banda James Murphy, declarou no site do LCD Soundsystem o fim das atividades da banda após a turnê: "Será o nosso último show. Nós estamos nos aposentando o jogo. Caindo fora. Saindo. Mas, apenas por mais uma noite, nós vamos tocar com nossos amigos e família por quase 3 horas --tocando coisas que nunca tocamos antes e gostaríamos que vocês estivessem lá. Se você vier, gostaríamos que todas as pessoas viessem de branco. Ou preto. Ou preto e branco. E venha pronto para se divertir".

Discografia
Álbuns de estúdio
LCD Soundsystem (2005)
Sound of Silver (2007)
This Is Happening (2010)

Álbuns digitais
Introns (2006)
45:33 (2006)

Onde baixar os discos

Fonte: Wikipidea e Alguns Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário